Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Grupo da terceira idade aprende técnicas básicas de primeiro socorros

Palestra faz parte das atividades da Semana do Idoso.

Nesta quarta-feira (23), aconteceu na sede do grupo “Na Flor da Idade”, uma importante palestra, ministrada pelo bombeiro “Paulinho”, que abordou o tema Primeiros Socorros voltados os Idosos.
Segundo o bombeiro as ocorrências com maiores incidências atendidas, por eles, em Paraisópolis estão relacionadas ás quedas sofridas pelos idosos.
Paulinho explicou que essas quedas, durante a terceira idade, acontecem porque todas as funções fisiológicas da pessoa se declinam gradualmente, como perda da força muscular e uma diminuição da densidade de cálcio nos ossos, deixando-os susceptíveis a quedas, que muitas vezes precisam de cuidados imediatos para evitar complicações. Outro fator que contribui muito para este tipo de acidente, segundo o bombeiro, este relacionado ao local inadequado onde o idoso reside.
Um boneco foi usado, como modelo, para que o bombeiro pudesse mostrar como se deve agir em casos de epilepsia, crise de diabetes (contração da língua), convulsão, ataque cardíaco (reanimação cardiovascular), entre outras urgências. Tudo isso para que os participantes possam identificar e agir em situações de emergências e realizar corretamente as técnicas básicas de Primeiros Socorros.
Texto e fotos: Tatiane Cambraia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support