Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

OCORREU UMA PASSEATA LINDA HOJE PELA MANHÃ NA NOSSA CIDADE

No dia de hoje, o CRAS e o Conselho Tutelar de Paraisópolis realizaram, junto com a Saúde Mental, um evento de mobilização e conscientização aos dias: “Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O evento teve o apoio da Policia Militar, durante todo o percurso da passeata, que teve a presença dos alunos das escolas estaduais Antonio Eufrásio e Eulália Gomes de Oliveira, EM Bueno de Paiva e Colégio Santa ângela, além das crianças da Casa da Criança, abrilhantada pela Fanfarra Municipal.No encerramento da passeata, tivemos uma apresentação do Dindim, que brilhou e emocionou os presentes, além de uma linda apresentação dos alunos da APAE, ensaiados pelo professor Guilherme, na Concha Acústica da Praça Coronel José Vieira. Agradecemos a todos pela participação!

Abaixo, a história de cada data:

18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial: foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support