DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE

Diretor do Departamento Municipal de Saúde

Secretário: Alex Ferreira

Tel. (35) 3651-3719

Local de Atendimento: Rua, Marechal Deodoro, 363   - Centro

Horário de Atendimento:

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraisópolis é um dos órgãos da Prefeitura Municipal cujo papel é gerenciar a oferta de Ações e Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia de trabalho adotada pelo Departamento foi desenvolvida com base no perfil epidemiológico da população de Paraisopolis . Isto significa que os serviços de atenção à Saúde estão voltados para as necessidades prioritárias da comunidade usuária do SUS.

A estratégia adotada para potencializar o Serviço de Saúde do Município foi a criação dos Vários Centros de Saúde da Família, que abrigam equipes da Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros profissionais. Dependendo da necessidade de cada cidadão, o Clínico Geral desses, centros, pode encaminhar o paciente para consultas com especialistas ou para exames especializados, que são oferecidos nos centros especializados da Rede Pública Municipal como também nas clínicas credenciadas ao SUS.

Cabe ào Departamento Municipal de Saúde a atribuição de investigar a disseminação de doenças, através da Vigilância Epidemiológica, fiscalizar a comercialização de alimentos e produtos que podem afetar a saúde da população, através da Vigilância Sanitária, bem como prevenir a proliferação de doenças causadas por vetores e animais, através do Centro de Controle de Zoonoses.

Outra estratégia fundamental da Secretaria Municipal de Saúde tem sido a Política de Promoção da Saúde, através do trabalho permanente de mobilização social e de controle e prevenção de doenças. Esse trabalho ultrapassa os limites da Saúde Pública pois a Prefeitura compreende que uma cidade saudável necessita de ações  sistêmicas e multidisciplinares, que envolvem saneamento, moradia, lazer, trabalho e etc.