Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Sobre Paraisópolis

Paraisópolis está localizada na Serra da Mantiqueira e sua população estimada em 22.000 habitantes. A área é de 332,4 km² e a densidade demográfica, de 66 hab/km². Suas principais atividades econômicas são as indústrias de autopeças, agricultura, pecuária e o comércio. O município conta com boa infraestrutura, estando ligada por meio de boas rodovias ao estado de São Paulo e também a importantes municípios mineiros, como Pouso Alegre e Itajubá.

No relevo, Paraisópolis se encontra localizada em área muito acidentada, nos contrafortes da serra da Mantiqueira. Sua altitude mínima é de 963 m acima do nível do mar, na foz do ribeirão das caveiras, e seu ponto culminante é a Serra da Embira Branca, com 2.050 metros de altitude, localizada na divisa de Paraisópolis e Camanducaia, junto à Pedra de São Domingos. Seus municípios limítrofes são Conceição dos Ouros a norte, Brasópolis a leste, São Bento do Sapucaí (SP) a sudeste, Gonçalves a sul, Camanducaia a sudoeste, Córrego do Bom Jesus a oeste e Consolação a noroeste.

Quem vem a Paraisópolis é recebido de braços abertos por um povo famoso por sua hospitalidade. O Pico do Machadão, que domina a cidade, é um de seus atrativos turísticos, ideal para caminhadas e para a prática de asa-delta e parapente. Nele situa-se o Parque Ecológico do Brejo Grande, uma reserva natural com uma represa a 1500 metros de altitude, considerado o lago artificial mais alto do país.

A Festa de Santo Antônio e a OPIS, Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade, da qual participam a População local e a das cidades vizinhas, São as suas maiores festas populares. Nos centros culturais, que funciona na antiga estação ferroviária, é possível ao visitante conhecer parte do acervo do seu filho mais ilustre, o escultor Amilcar de Castro, que dá nome ao espaço.

No mercado municipal, o turista pode apreciar os mais famosos pastéis da região, tão conhecido quanto o torresmo da Dona Sebastiana.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support