Paraisópolis recebe Assembleia Ordinária do Caminho da Fé
Paraisópolis sediou a 21ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Amigos do Caminho da Fé. A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira (27), na Câmara Municipal, e contou com representantes dos municípios associados que compõem a rota de peregrinação.
A pauta da Assembleia girou em torno da apresentação do relatório anual de atividades – 2023 pela Diretoria Executiva e da alteração de alguns pontos do Estatuto Social da Associação. A reunião abordou ainda a apresentação do Regime Interno revisado e a inclusão de novos municípios no Caminho da Fé.
O prefeito Éverton de Assis representou Paraisópolis na Assembleia e destacou, à reportagem, a grande importância do Caminho da Fé como desenvolvedor turístico e de fé. O prefeito ressaltou a criação de vários estabelecimentos comerciais no município, devido ao crescimento da rota de peregrinação, e disse o quão fundamental é o Caminho da Fé para o desenvolvimento do setor turístico em Paraisópolis.
Éverton destacou os trabalhos da Associação e, também, as ações conjuntas feitas em parceria com o Município de Paraisópolis.
O Caminho da Fé
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé é uma rota de peregrinação que, originalmente, se inicia em Águas da Prata/SP e vai até o Santuário Nacional de Aparecida/SP. O Caminho percorre diversas vias pavimentadas e de terra, do interior de São Paulo e do Sul de Minas, e tem Paraisópolis como um dos municípios associados.
Em 2024, o Caminho da Fé completou 21 anos. No início, o projeto contava com 13 municípios em seu ramal original (Águas da Prata – Aparecida). Agora, as rotas passam por 72 municípios, dos quais 69 deles fazem parte da Associação.
Hoje, além do ramal original, o Caminho da Fé possui mais 18 ramais que se iniciam em diferentes municípios do interior de São Paulo e Sul de Minas.
De acordo com a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, entre 2003 e 31 de janeiro de 2023, 126.438 pessoas fizeram oficialmente o percurso a pé ou de bike, ou seja, com o uso da credencial. Estima-se que esse número seja 40% maior, já que muitos peregrinos realizam os percursos sem o credenciamento.
Instagram do Caminho da Fé










