Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Existirmos, a que será que se destina?

Não somos imortais. No cerne de toda angústia existencial, esse imperativo da condição humana pode ser imensamente perturbador. No entanto, a ideia de transcendência, quando desvestida de seu caráter místico – ou apesar dele – pode ser instigante e provocadora: que memórias deixaremos de nós aos que vierem depois?

Para os gregos, viver uma vida que transcendesse a morte era uma forma de vencê-la. Para isso criaram os mitos de heróis incansáveis, que praticavam feitos inimagináveis, venciam árduas batalhas e nelas sucumbiam, deixando como legado histórias de coragem e destemor. Assim, jamais seriam esquecidos e o relato de suas façanhas atravessaria os séculos.

Construir monumentos, estátuas, pirâmides foram outras maneiras encontradas pelo homem para preservar a lembrança de seus feitos e registrar sua passagem por este mundo.

Não mudamos desde então. Resgatar a história de nossas comunidades, preservar a memória de outros tempos são ações fundamentais para a construção da identidade cultural de nossa cidade, estado, país – e a nossa própria, por consequência. Em cidades pequenas como a nossa, a possibilidade de interação com o passado ajuda a escrever a nossa historia e a construir noções de cidadania e pertencimento.

Ao passar pela Antiga Estação Ferroviária, com um pouco de imaginação, é possível ver, ao longe, a fumaça da locomotiva se aproximando, ouvir o burburinho das pessoas na plataforma, e, talvez, partilhar da alegria pelo retorno de um ente querido – ou da tristeza causada por inevitáveis partidas.

O mesmo se dá ao passarmos pelo Paço Municipal, pelo Bueno de Paiva, pela Ponte de Ferro e tantos outros lugares que evocam um tempo distante e, no entanto, tão próximo da nossa vida e da vida da nossa comunidade.

Quem foram as pessoas que construíram esses pontos de referência que hoje são parte de nossa cultura e identidade? Que sonhos sonharam ali? Que cidade pensavam construir? E, tão importante quanto: o que fazemos nós com esse legado? De que maneira eles nos motivam a dar significado ás nossas vidas através da compreensão de nossa história e da responsabilidade que temos nós em dar a ela relevância e continuação?

Essa ponte amorosa construída entre o passado e o presente são o único atalho possível para alcançar um futuro em que possamos nos reconhecer como indivíduos e como sociedade.

Urge compartilhar a indagação do poeta: “existirmos, a que será que se destina? ”

Nesses tempos líquidos, pensar sobre isso não deixa de ser uma tarefa heroica.

Márcia Maria de Souza

Conselho do Patrimônio Histórico Municipal

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support