Paraisópolis sobe em classificação no Turismo

O Turismo em Paraisópolis está em constante desenvolvimento. Prova disso é o salto em sua classificação, de acordo com a categorização do mapa do Turismo divulgado pelo Circuito Serras Verdes do Sul de Minas.

A classificação feita pelo Circuito Serras Verdes varia entre as categorias “A” e “E”. Atualmente, Paraisópolis encontra-se avaliada como categoria “C”, ao lado de municípios já consagrados no cenário turístico da região como, por exemplo, Gonçalves e Itapeva.

Dos 20 municípios que compõem o Circuito Serras Verdes, apenas Camanducaia é classificada como “A”. Nenhum está na categoria “B”. Cinco municípios (incluindo Paraisópolis) são categoria “C”, 11 encontram-se classificados como “D” e três são “E”.

Os dados comparativos entre os anos de 2011 e 2016 mostram que o número de estabelecimentos voltados ao setor aumentou de 59 para 73, um crescimento de 23,7%. Consequentemente, aumentaram os empregados e a renda média mensal dos trabalhadores. As vagas de empregos cresceram de 184, para 313 (+70,1%). Já a renda média dos empregados aumentou 88,5%, saltou de R$ 732,70 para R$ 1.381,08.

A representatividade da renda total no setor de Turismo cresceu 177,1%. Já a demanda internacional, em hospedagem, foi de 0, em 2012, para 305.

Reunião discute o Turismo

Nos dias 22 e 23 de março, Paraisópolis participou de uma Reunião Técnica de Alinhamento do Circuito Serras Verdes. O encontro aconteceu em Córrego do Bom Jesus e contou com a participação da coordenadora e do diretor adjunto de Meio Ambiente de Paraisópolis, Agropecuária e Turismo, Fernanda Paula dos Santos e Geraldo Carlos Goulart.

Os representantes dos 20 municípios participantes do Circuito discutiram o inventário turístico, gastronomia, oficina de elaboração de projetos, além de pesquisa de eventos, mídias sociais, entre outros.