Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) e Iniciativa Verde assinam contrato para desenvolvimento do projeto Futuro Com Água Nascente

• Publicado em: 17/08/2018
  • Assunto: Meio Ambiente

A Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) e a ONG Iniciativa Verde (TGI) assinaram, na tarde de quinta-feira, 16 de agosto, um contrato que visa o apoio e expansão do projeto Futuro Com Água Nascente.

LEIA TAMBÉM: Executivo de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) consegue renovação ambiental do Distrito Industrial

O documento prevê apoio à recuperação de uma área estimada de 13 hectares de florestas e, consequentemente, nascentes de água, em Paraisópolis, durante 24 meses.

Com a assinatura do contrato, a TGI repassará, neste período, R$ 169.000,00. O valor será utilizado para os trabalhos de recuperação florestal como, por exemplo, plantio de árvores nativas, tudo sob a coordenação do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraisópolis. O contrato prevê o valor unitário dos serviços de R$ 13.000,00 por hectare.

O repasse será feito de acordo com o a execução das etapas do cronograma estabelecido pela TGI, que passam pelo planejamento, plantio, finalização e manutenções.

O projeto Futuro Com Água Nascente

O “Futuro Com Água Nascente”, desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraisópolis, visa a implantação de ações para a melhoria da qualidade e quantidade das águas, da biodiversidade e do clima no município de Paraisópolis.

O documento foi implantado por sub-bacias hidrográficas, seguindo critérios definidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Turismo, em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), bem como a análise e deliberação sobre o projeto técnico para o produtor rural.

O “Futuro Com Água Nascente” recebeu menção honrosa no VIII Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Associação Mineira de Municípios (AMM). A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 20 de junho, em Belo Horizonte. O prefeito Sérgio Bizarria recebeu a premiação acompanhado pelo diretor e a coordenadora de Meio Ambiente, Geraldo Carlos Goulart e Fernanda Paula dos Santos.

O projeto foi escolhido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) como um dos três finalistas do prêmio, entre 64 projetos de todo o Estado de Minas, no eixo Meio Ambiente.