Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) inicia nova turma ao programa Parando de Fumar Sem Mistérios

• Publicado em: 12/09/2018
  • Assunto: Saúde

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) iniciou na manhã de quarta-feira (12) uma nova turma ao programa “Parando de Fumar sem Mistérios”. No total, 25 pessoas começaram o tratamento contra o tabagismo.

LEIA TAMBÉM: Apresentações culturais marcam as comemorações à Independência da República, em Paraisópolis

No primeiro encontro da nova turma, que aconteceu no EFS Paraíso 2 (Rua Silviano Brandão), foram explicadas as etapas do programa. O Parando de Fumar Sem Mistérios funciona através da abordagem intensiva ao fumante. Com isso, a terapia medicamentosa, em que o paciente recebe medicamentos via oral e/ou adesivo de nicotina, é combinada com a abordagem cognitiva-comportamental. Nela, os participantes aprendem, em grupo, a como se livrar do cigarro e a adotar hábitos de vida mais saudáveis.

O programa funciona em Paraisópolis desde 2008. Em 10 anos, mais de 200 pessoas já passaram pela terapia no Município. Estima-se que cerca de 80% dos pacientes chagam ao final do tratamento com sucesso.

Em março de 2018, a primeira turma do ano foi iniciada. 15 pessoas começaram a terapia, duas desistiram, outras duas ainda não conseguiram interromper o tabagismo e 11 pacientes estão sem fumar há mais de quatro meses.

Ainda há tempo para participar do grupo que se iniciou em setembro. Para mais informações, entre em contato com a psicóloga Lauren Lima, no Posto de Saúde central (próximo ao SAAE), de segunda a sexta, das 8h às 12h.