ESFs de Paraisópolis iniciam nova modalidade de consulta

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) iniciaram a modalidade de atendimento de Consulta Coletiva. Essa forma de consultas reúne pessoas com as mesmas características e objetivos nos resultados dos tratamentos, além de fortalecer a promoção da Saúde e a prevenção de doenças. Os atendimentos podem ser feitos por médico, dentista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, entre outros profissionais.

LEIA MAIS: Paraisópolis é contemplado com o ICMS Ecológico

A Consulta Coletiva visa a troca de experiências entre os pacientes, estímulo a mudanças de hábitos e esclarecimentos de dúvidas e orientações. O Departamento de Saúde apresentou essa modalidade de atendimento em julho. Cada ESF planeja as consultas coletivas, de acordo com a necessidade da área de abrangência.

Em setembro, o EFS III (Residencial Paraíso) iniciou o novo trabalho. O foco foi atender ás mães com crianças menores de 1 ano. As consultas são realizadas uma vez por semana, de acordo com a idade das crianças.

Além de avaliações antropométrica e vacinal, as crianças têm orientação médica, avaliação e orientações sobre a saúde bucal e nutrição. As mães têm a oportunidade de trocar experiências e sanar dúvidas com os profissionais.

Os lactantes são atendidos após levantamento dos agentes comunitários de saúde. A coordenação do ESF III espera atender 100% dos lactantes residentes na área de abrangência.

Em outubro, a unidade planeja oferecer o serviço a pessoas com sobrepeso e/ou obesidade grau I.