Universidade Aberta do Brasil de Paraisópolis tem apresentação de TCCs

• Publicado em: 26/09/2018
  • Assunto: Educação

Texto: UAB Paraisópolis

O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, Polo UAB de Paraisópolis, prestigiou, com muito orgulho, a apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso da primeira turma de especialização em Gestão Pública. As apresentações ocorreram nos dias 15 e 16 de setembro, nas dependências da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Vieira, sede do polo.

LEIA TAMBÉM: Primeira etapa do Loucos Por Futsal teve o Minas como campeão. Segunda etapa começou no Goiabal.

Compuseram as bancas de avaliações os professores Dr. Roberto do Nascimento Ferreira, Dra. Denise Alves Guimarães, Dr.  Ana Cristina de Lima Pimentel, Me. Sylvana Cardoso da Silva e Almeida, Dr. Mateus da Silva Junqueira, Dr. Marconi de Arruda Pereira e Dr. Thiago de Souza Santos.

Os alunos se preparam durante 1 ano e 8 meses de curso. Foram feitos estudos, pesquisas e criação de projetos para a especialização na área de gestão pública. O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar na administração macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos, intervir na realidade social, política e econômica; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal e desenvolver visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Os TCCs foram baseados nas perspectivas de melhoria da gestão pública em seus diversos setores, com a proposição de soluções para os problemas encontrados. As apresentações foram muito elogiadas pelas bancas, que ficaram admiradas com o empenho e a qualidade do TCCs.

É a educação de Paraisópolis se desenvolvendo a cada dia, ofertando qualidade de ensino agora também a nível superior para o município e região.

Os temas dos trabalhos apresentados foram:

• Gestão de pessoas na administração pública: a análise na prefeitura Municipal de Paraisópolis – MG
  • Os desafios da implementação do orçamento participativo para a gestão municipal.
  • A busca pela eficiência e os desafios da gestão pública contemporânea: estudo de caso do município de Cambuí/MG.
  • Políticas públicas: o papel do Prouni na transformação da realidade social brasileira.
  • Índice de efetividade da gestão municipal (IEGM): avaliação do instrumento aplicado pelo TCESP ao município de Guaratinguetá.
  • Desenvolvimento Municipal: Paraisópolis e seu desenvolvimento socioeconômico no contexto dos municípios da região sul de Minas Gerais (1991-2017)
  • O uso da Inteligência Artificial para o controle social da Administração Pública: Uma análise da operação Serenata de amor.
  • O impacto da motivação de funcionários no âmbito das escolas públicas.
  • A importância da liderança e motivação como ferramenta de gestão pública.
  • A profissionalização integrada ao ensino no município de Brazópolis: gestão, desafio e inovação na rede pública estadual de educação.
  • A importância da motivação na gestão escolar.
  • Pesquisa de preço para combater o sobrepreço em licitações da administração pública.
  • A evasão no ensino fundamental no município de Paraisópolis.
  • Municípios e MEI: procedimentos para alvará e certidão negativa de débitos.
  • A motivação e sua importância para transformar grupos e equipes.
  • A contratação pública direta quando a licitação é dispensável.
  • Autoridade e liderança em organizações públicas: influência no comportamento organizacional, com foco no assédio moral.
  • Pesquisa sobre ambiente laboral na rede de ensino do município de Barueri/SP.
  • Assédio moral: características, causas e consequências...
  • A garantia constitucional do amplo acesso a cargos públicos: o concurso público como instrumento republicano de gestão.
  • Uma análise das estratégias da Empresa brasileira de Correios e Telégrafos para manter-se competitiva no mercado.
  • Empreendedorismo na gestão municipal: um estudo de caso do município de Camanducaia/MG.
  • A discricionariedade dos atos administrativos: correlação entre poder discricionário e a supremacia do interesse público.
  • Estratégias de liderança na gestão de conflitos.