Sala de Espera informam pacientes antes das consultas nos PSFs

• Publicado em: 28/09/2018
  • Assunto: Saúde

Desde 2017, de maneira esporádica, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraisópolis implantou as Salas de Espera nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020) e SAAE fazem manutenção na UTC

Além de material informativo em vídeo, as Salas de Espera proporcionam conversas dos profissionais de saúde sobre algum tema de extrema importância aos usuários.

Fortalecer o vínculo entre paciente e equipe e fazer com que essas pessoas se sintam parte integrante da Estratégia é um dos objetivos da Sala de Espera. Outro foco é despertar a mudança de hábitos considerados prejudiciais ao paciente, que resultam no fortalecimento de promoção da saúde e a prevenção de doenças. Além disso, é feita a triagem a avaliação dos pacientes que presentes no local para uma futura atividade coletiva.

“Nossa equipe gostaria, também, que ao entrar na Unidade, o usuário se encontre em um ambiente rico em informações, mas que elas não fossem apenas um cartaz na parede, que muitas vezes passa desapercebido, e sim, que ele tenha um conhecimento que possa levar para o seu dia a dia”, diz a coordenadora do ESF III, Ana Helena Tramontano.

Os temas abordados nas Salas de Espera são escolhidos pela equipe, que observa a necessidade encontrada pelos agentes de saúde durante as visitas domiciliares, além da avaliação de resultados que ocorre uma vez por mês.

Em agosto foi feita a Sala de Espera com o tema: “Sarampo, Paralisia Infantil e Vacinação: Qual é a nossa responsabilidade com a entrada dessas doenças no nosso país?”. Em setembro, o tema escolhido foi alimentação saudável: “Você sabe o que está comendo? Qual é o impacto dessa alimentação a longo prazo?”.

Após a conversa com os pacientes é realizada avaliação antropométrica para encaminhamento dos pacientes para próxima atividade coletiva, no mês de outubro.