Prefeitura de Paraisópolis faz coleta de embalagens de agrotóxico no Distrito de Costas

• Publicado em: 03/10/2018
  • Assunto: Meio Ambiente

A Prefeitura de Paraisópolis (Adm. 2017-2020), através do Departamento de Meio Ambiente e com o apoio do Centro de Apoio ao Produtor Rural do Distrito de Costas, realizou a primeira coleta de embalagens vazias de agrotóxicos.

LEIA TAMBÉM: Caixa d’água no Alto dos Fernandes está em fase de conclusão

A ação aconteceu no dia 28 de setembro no terreno da Associação Comunitária do Distrito de Costas. Quatorze 14 produtores rurais estiveram no local para descartar o material. As embalagens foram levadas a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxico em Pouso Alegre – MG.

O Centro de Apoio faz, também, um trabalho de conscientização em relação ao uso seguro de agrotóxicos e ao descarte correto de embalagens vazias, de acordo com as leis vigentes, em relação a preservação do meio ambiente, ao cuidado com a saúde do produtor e a diminuição do uso de agrotóxico nas lavouras, com o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

As coletas de embalagens vazias de agrotóxico serão realizadas de três em e três meses, com datas divulgadas pelo Centro de Apoio ao Produtor Rural.

O Distrito de Costas possui uma forte agricultura, que é o meio subsistência da maior parte da população e que movimenta a economia local. Atualmente o Distrito tem se destacado pelo cultivo de morango e brócolis, distribuídos diariamente aos principais mercados do sudeste, como o CEAGESP de São José dos Campos e Taubaté, além de abastecer os principais supermercados da região e a feira livre do município.

Centro de Apoio ao Produtor Rural

Com a instalação do Centro de Apoio ao Produtor Rural no Distrito em março de 2018, os produtores rurais têm recebido maior atenção nas questões ligadas a agropecuária. Os produtores passaram a ter maior assistência através dos órgãos ligados à agropecuária do município.

Além disso, o auxílio à prestação de serviços burocráticos como a emissão de nota fiscal eletrônica, cadastro de produtor rural, atendimento de serviços do IMA, envio de amostra de solo para análise, está disponível

O trabalho proporciona maior conhecimento do perfil da agricultura e pecuária local e das necessidades dos produtores rurais, o que possibilita melhorias a vida do produtor rural no dia-a-dia no campo.