Paraisópolis recebe certificado de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro

• Publicado em: 09/11/2018
  • Assunto: Lazer e Turismo

Com informações de Ministério do Turismo

Paraisópolis é um dos 3.285 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019. A confirmação acontece através de emissão de certificado pelo Ministério do Turismo. O documento também é uma maneira de comprovar que Paraisópolis trabalha o Turismo como política de desenvolvimento econômico, além de geração e empregos e renda.

LEIA TAMBÉM: Com calote aplicado pelo Governo do Minas, Executivo de Paraisópolis toma medidas para a contenção de gastos nos setores Administrativos

Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Ferramenta de Gestão

O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.