Dívida do Estado de Minas com Paraisópolis ultrapassa os R$ 6 milhões

• Publicado em: 03/01/2019
  • Assunto: Governo

Atualizada em 29/01/2019

A dívida do Estado de Minas Gerais com Paraisópolis chegou a R$ 6 milhões. O montante preciso do débito é de R$ 6.026.160,30.

Entretanto, mesmo com o não repasse dessas verbas, o Executivo Municipal (Adm. 2017-2020) vem conseguindo administrar Paraisópolis e manter a prestação de serviços em setores fundamentais à população, como Saúde e Educação. Além disso, os salários do funcionalismo estão em dia e o 13º foi acertado sem atrasos.

A Saúde Cosems é o item que mais pesa nessa balança. No total, as cifras são de R$ 2.262.178,02. Em seguida vem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ,com R$ 2.006.780,89.

As diferenças do ICMS chegam a R$ 1.181.034,73, seguida pelos juros e correções do ICMS, no valor de R$ 275.866,22. Os juros e correções do FUNDEB chegam à casa de R$ 137.684,24.

A dívida junto ao transporte escolar soma R$ 77.760,00. Por último, aparece o Piso mineiro de Assistência Social, com o valor de R$ 84.856,20.

Com a posse do novo governador em 1º de janeiro, o Executivo de Paraisópolis renovou as esperanças de que o Estado coloque em dia esses vencimentos. Os valores são fundamentais para o funcionamento da Prefeitura, o pagamento dos servidores, além de investimentos em áreas básicas como Saúde e Educação.

Dívida bilionária

De acordo com o Jornal O Tempo, a dívida do Estado com os municípios mineiros, até 19 de dezembro de 2018, ultrapassava os R$ 11 bilhões.

Na quarta-feira (2), o governador Romeu Zema falou, em entrevista ao Bom Dia Minas, da Globo, sobre a situação das prefeituras mineiras. “Vale lembrar que nós temos prefeituras, principalmente na região nordeste do Estado, no Vale do Mucuri e Jequitinhonha, que estão atrasando o pagamento dos professores, há três, quatro meses, que estão sem receber. Então vamos ter que priorizar aquilo que é mais grave”.