Prefeitura de Paraisópolis lança projeto Guardiões das Sementes

• Publicado em: 09/03/2021
  • Assunto: Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraisópolis lançou, no início do mês de março, o projeto Guardiões das Sementes.

A reunião que apresentou o projeto aconteceu na Case de Cultura Irmãs Carvalho, sede do Departamento, e contou com a presença de produtores rurais, produtores de alimentos orgânicos e profissionais da área agrícola.

O Guardiões das Sementes tem como objetivo a distribuição e a troca de sementes crioulas entre os agricultores urbanos e rurais. Isso ocorre através do Departamento de Meio Ambiente e visa, também, disseminar o cultivo de sementes naturais da região.

As sementes não têm alteração genética ou a adição de produtos químicos, assim, são sinônimo de alimentação saudável e proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, “além da troca e distribuição de sementes, serão realizados treinamentos, palestras e informes para o grupo de guardiões e produtores interessados, com o intuito de direcionar, de maneira técnica, a produção das espécies distribuídas”.

O Departamento ressalta que “os produtores rurais serão treinados e orientados para a realização de coleta de sementes de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, para também compor o banco de sementes, para que sejam usadas para a restauração florestal de áreas degradas no município”.

Se interessou pelo projeto? Seja, você, um Guardião!
Entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente, através do telefone (35) 3651-4357.