Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Nota de Esclarecimento

Nos últimos dias, vem sendo vinculado nas redes sociais vídeos e áudios pedindo ajuda referente á internação para tratamento, em comunidade terapêutica, para uma paciente do município de Paraisópolis, devido á demora de internação através do Sistema único de Saúde (SUS).

O município de Paraisópolis esclarece que, em consulta nos arquivos e controle de pacientes, não há solicitação de internação da mesma através do SUS, e a mesma não havia dado continuidade no tratamento ambulatorial oferecido no Serviço de Saúde Mental do município sob alegação de problemas pessoais.

Esclarecemos que a paciente já foi internada por três ou quatro vezes em mandatos anteriores. Neste ano, foi disponibilizada internação na Clínica Nova Esperança, no município de São José dos Campos, onde a mesma deu entrada em 07 de junho de 2017, permanecendo até o dia 13 de junho de 2017, data em que solicitou a sua alta. Desta forma, o tratamento que deveria durar 06 (seis) meses foi interrompido pela própria paciente, onde permaneceu apenas 06 (seis) dias.

A senhora Ana Flávia Lima Ribeiro, que se trata de uma pessoa independente, não pertencente ao quadro de funcionários da Prefeitura de Paraisópolis, fez contato com o prefeito Sérgio Bizarria no dia 03 de novembro de 2017. Ela solicitou a disponibilização, pelo município de Paraisópolis, de uma vaga de internação á paciente, sendo prontamente atendida pelo prefeito. Foi solicitado o encaminhamento da paciente á Clínica Nova Esperança, nesta segunda-feira, 06 de novembro de 2017, com a qual a Prefeitura já possui convênio.

Como já mencionado acima, a Prefeitura de Paraisópolis tem convênio com a citada clínica, onde o custo de internação mensal para dependente químico feminino é de R$ 1.700,00 (Um mil e setecentos reais). Sempre que necessários para internação, os exames são custeados através do Sistema único de Saúde (SUS). Os exames solicitados pela clínica para a admissão no tratamento têm a validade de 06 (seis) meses. Os últimos exames apresentados pela paciente ainda têm validade, sendo assim, não necessita realizar novos exames.

No que se refere á questão social, mas especificamente de alimentação e acompanhamento familiar, a paciente vem sendo acompanhada regularmente pelo Serviço Municipal de Assistência Social, pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar Municipal. São realizados atendimentos socioassistenciais individualizados, concessão de benefício eventual, visitas domiciliares, acompanhamentos das crianças que se encontram em abrigo e encaminhamentos. Assim, a paciente não deixou de ser assistida durante nenhum período pelo município.

Portanto, esclarecemos que foi confirmado junto á Clínica Nova Esperança que o custo do tratamento da paciente ficará a cargo do Município de Paraisópolis. FOI DISPONIBILIZADO, ATRAVéS DE RECURSOS DO MUNICíPIO, O PERíODO DE 06 (SEIS) MESES DE INTERNAçãO PARA O TRATAMENTO DA PACIENTE, SEM CUSTO ALGUM á MESMA OU A QUALQUER OUTRA PESSOA.

Ressaltamos que o Município não tem nenhuma responsabilidade sobre pedidos de auxílio financeiro por parte de qualquer pessoa.

Paraisópolis, 06 de novembro de 2017.

Município de Paraisópolis/MG
Administração 2017/2020

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support