Departamento de Meio Ambiente e Agropecuária cria o primeiro viveiro de mudas municipal

• Publicado em: 23/08/2021
  • Assunto: Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente e Agropecuária da Prefeitura de Paraisópolis deu início ao primeiro viveiro de mudas.

A ação é pioneira no município e conta com uma estrutura onde o Departamento, por intermédio de seus funcionários treinados, realiza o desenvolvimento de mudas de espécies da flora nativa do bioma Mata Atlântica, a partir de sementes coletadas no município.

No viveiro também são inseridas plantas doadas por munícipes e organizações. Futuramente irá ocorrer a aquisição de plantas frutíferas, não nativas, como laranja, limão, entre outras. Assim, produtores rurais e urbanos poderão adquirir para plantio em locais adequados como pomares e quintais.

A retirada de mudas é feita por intermédio do “Projeto Adote uma Árvore”. A distribuição das plantas é gratuita, na sede do Departamento de Meio Ambiente e Agropecuária. No ato da retirada da muda, o munícipe recebe informações sobre a espécie adquirida como porte, local ideal para plantio, métodos de plantio, entre outras.