Nota de Esclarecimento - Vídeo publicado em rede social, na data de 18/09/2021, com referência aos Serviços do Departamento Municipal de Trânsito

• Publicado em: 22/09/2021
  • Assunto: Trânsito Urbano
NOTA DE ESCLARECIMENTO

No dia de sábado, último passado, foi publicado em perfis do FACEBOOK, um vídeo afirmando que, na Rua 25 de Janeiro, a Prefeitura havia instalado, na contramão de direção, 04 placas do tipo R6-c, ou sejam, “proibido parar e estacionar”.

O DMTT, vem se manifestar, informando que sempre atua em consonância com a Legislação vigente, procurando ao máximo atender “demandas coletivas” relativas à segurança de pedestres e condutores.

No caso em questão, nosso Departamento de Trânsito, em atendimento a demanda de um trânsito seguro, no Bairro Frei Orestes, realizou estudos técnicos da rua em questão, com o objetivo de sanar, da melhor forma possível, os problemas enfrentados pelos moradores locais, principalmente, quanto a velocidade praticada por alguns condutores no local.

Foi inicialmente diagnosticado no local, a ausência de passeio público, o que levava os pedestres a transitarem, na via de rolamento, sem nenhuma segurança.

Imediatamente foi proposto e executado ao longo da via, a construção de um passeio público, dentro das possibilidades físicas que o local oferece.

A partir daí, elaborou-se um projeto que vem sendo implantado, de forma gradativa, com a instalação de sinalização de trânsito, tanto horizontal como vertical, para na sequência, proceder com demais ações, inclusive com alterações no fluxo de tráfego de veículos, tudo em conformidade com a legislação em vigor.

No caso em questão, como parte do projeto de adequação, foram instaladas 04 placas de “proibido parar e estacionar”, no lado esquerdo da via, no sentido de quem sobe a rua.

Tais placas, foram instaladas de forma correta, atendendo ao projeto de trânsito desenvolvido para o local, e preventivamente tampadas com plástico preto, até que todas as mudanças necessárias estivessem concluídas.

A partir daí, daríamos a devida publicidade das alterações, em momento adequado, seja através de redes sociais, canais de informação, bem como faixas explicativas ao longo da via e nas proximidades, antes de liberar a via aos usuários.

As alterações que serão implantadas, proporcionarão maior segurança à comunidade local, bem como, a possibilidade de novas melhorias em futuro próximo.
O DMTT, bem como toda a sua equipe, sempre esteve à disposição de todos os munícipes para quaisquer informações que se fizessem necessárias a respeito do trânsito de nossa cidade.

Cabe salientar que, no dia da realização do vídeo “todas” as quatro placas haviam sido cobertas com plástico preto, para serem expostas aos usuários no momento correto.

Pelo exposto, lamentamos a publicação em referência que, de forma equivocada e irresponsável, tentou denegrir a imagem de um Departamento, que muito tem se empenhado, na racionalização e modernização do trânsito, sempre com o intuito de oferecer maior segurança à pedestres e condutores, bem como preparar nossa cidade para um eventual crescimento, com melhor definição, segurança e fluidez do trânsito.

Paulo Miranda - Gestor do Departamento de Transporte e Trânsito.