Cursos técnicos à distância - UAB Paraisópolis e IF Sul de Minas

Informações: (35) 9 8405-8332 e aqui

Campus Inconfidentes

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

O curso oferecido pelo IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, de formação técnica em gestão administrativa visa fomentar o preparo e a oferta de pessoal habilitado de nível técnico a ser empregado pelo setor têxtil e outras formas de organização que necessitem de gestão administrativa adequada, no intuito de que seu funcionamento se de forma a promover seu crescimento, tornando-as capazes de se auto sustentar, desenvolver-se e atender com maior profissionalismo e satisfação a clientela, angariando lucros e gerando empregos. Além dos vários fatores citados que evidenciam a necessidade de formação de técnicos em administração, foi realizada uma breve consulta a órgãos governamentais da esfera municipal e a associações industriais, comerciais e agrícolas da região, a fim de confirmar-se a existência da demanda do curso. A resposta destes órgãos foi positiva, evidenciando a necessidade de formação destes profissionais.

Carga horária: 1.000 horas

CURSO TÉCNICO EM FRUTICULTURA

A cada dia, a Fruticultura consolida-se como um ramo da agricultura importante para a economia brasileira. Atualmente novos empreendimentos para exploração frutícola são montados. O mercado reconhece a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento da fruticultura e busca, constantemente, utilizar-se desses recursos para oferecer frutas de maior qualidade a baixo custo. Nesta perspectiva, o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes propõe-se a oferecer o curso Técnico em Fruticultura, na forma subsequente e na modalidade educação a distância (EaD), por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados a sociedade, formando profissionais através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização e justiça social.

CURSO TÉCNICO EM GEOPROCESSAMENTO

O Técnico em Geoprocessamento elabora produtos cartográficos a partir de fotos terrestres, aéreas e imagens de satélite. Analisa dados espaciais. Utiliza ferramentas de geoprocessamento. Cria modelos de fenômenos ambientais. Define consultas relacionadas aos fenômenos mapeados para geração de relatórios e mapas temáticos. Presta assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados. Coordena e supervisiona a execução de serviços técnicos.

O Técnico em Geoprocessamento atua na orientação, execução de técnicas e análise dos dados georreferenciados obtidos através de softwares específicos, em projetos dos mais variados sistemas, sempre respeitando as questões ambientais e legislação pertinente ao assunto. Executa, por meio de técnicas de mensuração e automatização, a coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis. Interpreta fotografias aéreas ou imagens de satélites. Elabora plantas, cartas e mapas georreferenciados (conforme Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, edição 2016).

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Pertencente ao eixo “Informação e Comunicação” do Catalogo Nacional de Cursos Técnicos, o curso Técnico em Informática aborda a montagem, instalação e manutenção de equipamentos e de redes de informática, tendo em vista a gestão da informação por meio do uso da tecnologia digital, além do desenvolvimento de softwares, seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens.

Campus Pouso Alegre

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Os cursos Técnicos em Logística do Campus Pouso Alegre visão suprir uma demanda regional por profissionais capazes de trabalhar em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio. O objetivo é que o egresso possa atuar em qualquer ponto da cadeia logística e de suas funções, planejando, organizando, dirigindo, controlando e avaliando os aspectos relacionados à administração, aos procedimentos de movimentação, distribuição, transporte, armazenamento, logística reversa, além das relações interpessoais dos agentes nas organizações.

O Curso Técnico em Logística compreende o estudo e a aplicação dos principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística. Executa e agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora na gestão de estoques. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

Carga Horária: 822 horas

CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE

O objetivo geral do Curso Técnico em Qualidade Campus Pouso Alegre é habilitar o profissional para compreender e implementar sistema da gestão da qualidade, aplicando ferramentas de solução de problemas em busca da melhoria contínua, de forma eficiente e eficaz, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho.