Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Prefeitura instala placas de sinalização em setor de escalada

O Setor de Esportes em parceria com o Departamento de Lazer, Cultura e Turismo, instalou placas de sinalização no setor de escalada Rubinho. O local fica na Serra da Usina e atrai atletas de várias regiões do país para a prática do esporte.

O espaço chama a atenção pela possibilidade de escalada em boulder, ou seja, em fragmentos de rocha que possuem os mais diversos níveis de dificuldade. Nele, o atleta pode praticar a modalidade com uma logística de segurança mais simples e acessível, utilizando colchões de proteção chamados de “crashpads”. Dessa maneira, vem se popularizando como a porta de entrada para novos praticantes dentro do universo da escalada e montanhismo.

Em propriedade particular, o “Setor do Rubinho” – nome dado em homenagem a Rubens, proprietário do imóvel – não tem fins lucrativos e busca, somente, conceder orientações aos visitantes quanto ás políticas de se utilizar o meio ambiente em consonância com o bem-estar do mesmo.

Conheça mais sobre o esporte

Na prática, o bouldering apareceu entre os esportes no final do século XIX e início do século XX. No início, a modalidade era encarada como treinamento para a escalada em montanhas.

Oscar Johannes Ludwig Eckenstein, inglês, era um dos maiores defensores do bouldering e, constantemente, era visto praticando a modalidade em Lake District, no País de Gales.

Com informações de Departamento de Lazer, Cultura e Turismo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support