Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

Agentes de saúde de Paraisópolis participam do projeto “Caminhos do Cuidado”

A formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas oferecida pelo projeto “Caminhos do Cuidado” está capacitando, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem municipal que atuam na Atenção Básica de Paraisópolis, para que esses profissionais possam trabalhar em conjunto com a saúde mental, visando melhorar a atenção ás pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e seus familiares. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

Cerca de 27 profissionais estão fazendo o curso que tem como base a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteado pela redução de danos aos usuários. A carga horária dos alunos é de 40 horas, sendo realizado uma vez por semana, ás quintas-feiras, das 08 ás 17h.
De acordo com a tutora do curso, enfermeira especializada em saúde mental, Michelle Patrícia Fernandes Mendes, o projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores. Promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado. Além disto, qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade á questão das drogas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support