I Encontro Municipal de Educação. O Autismo em Pauta

• Fonte: Secretaria de educação,esporte,cultura e laser .
  • Publicado em: 08/08/2017
  • Assunto: Educação

Levando em consideração o aumento da incidência de Autismo entre as crianças, ou seja, pelo novo levantamento do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, hoje 1 em 45 crianças encontram-se dentro do transtorno do espectro autista, e em nosso município a realidade não se difere, o Departamento Municipal de Educação promoveu nos dias 05 e 19 de agosto o I Encontro Municipal de Educação com o tema, visando o aprimoramento dos Educadores das Redes Municipal, Estadual e Particular do município.

O Encontro aconteceu no Anfiteatro da Escola Estadual “Antônio Eufrásio de Toledo” no ultimo sábado, 5 de agosto, das 7:30 às 17:30 com a participação de 169 pessoas entre educadores, funcionários, técnicos e pais e encerrará no próximo dia 19.

Mariza Helena Machado, psicóloga e Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, discorreu com maestria sobre as etapas do desenvolvimento sadio, Autismo: um jeito de ser e aprender, Inclusão: responsabilidade de todos e Tenho um aluno autista e agora?

Deixou bem claro que para incluir, primeiro devemos nos sentir incluídos e parafraseando Eduardo Shinyashiki, “ é preciso limpar o terreno da sua mente para permitir que a sabedoria e a compreensão floresçam. Entender que não é preciso ir em busca da verdade, mas se preparar para que ela o encontre quando estiver pronto para recebe-la”, ou seja, é preciso nos desconstruir para que possamos adentrar neste Universo tão vasto do Autismo.

Crédito Fotos: Edu Fotos e Vídeos