Departamento Municipal de Saúde

Apresentação

Carta de Serviço ao Usuário

Setor: Secretaria Municipal de Paraisópolis
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 363 – Centro, Paraisópolis/MG
Agente Responsável: Josy Maria Cabral Ribeiro
Dia e horário de funcionamento: 08h00 as 17h00, de segunda a sexta-feira.

I – Serviços oferecidos;

  • Atendimentos médicos de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Psiquiatria e Infectologia;
  • Atendimento de enfermagem;
  • Atendimento de Cirurgião dentista básico;
  • Atendimento de profissionais não médicos de nível superior em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Assistência Social em Saúde;
  • Atendimentos de serviços de atenção por profissionais de enfermagem na atenção básica;
  • Atendimentos no serviço de DTS/AIDS;
  • Imunização;
  • Curativos;
  • Serviços de Vigilância em Saúde que contempla Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Promoção da Saúde e Saúde do Trabalhador;
  • Serviço de controle de reprodução de animais de pequeno porte;
  • Visitas domiciliares por Agentes Comunitários de Saúde, nas áreas com cobertura de Estratégia Saúde da Família;
  • Visitas domiciliares de Agentes de endemias para combate à dengue, zicavírus e chikungunya;
  • Agendamento de atendimentos médicos especializados em prestadores de serviço;
  • Agendamento de exames médicos especializados;
  • Agendamento e transporte de saúde para Tratamento Fora de Domicílio – TFD;
  • Fornecimento de medicamentos disponibilizados na Relação Municipal de Medicamentos - REMUME;
  • Cadastramento e atualização do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde - Cartão do SUS;
  • Cadastro de Estabelecimentos de Saúde;
  • Liberação de ajudas de custo: para procedimentos ofertados no SUS, mas sem prestador credenciado, para viagens em tratamento de oncologia e hemodiálise, órteses e próteses básicas não atendidas pelo Estado de Minas Gerais.

 

              II - requisitos, documentos, formas E informações necessárias para acessar o serviço;

  • Ser morador domiciliado no município de Paraisópolis;
  • Ter sido atendido inicialmente através do Sistema Único de Saúde – SUS;
  • Registro Geral – RG, Cadastro de Pessoa Física – CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço no nome do usuário ou responsável;
  • Agendamento de consultas básicas diretamente nas Unidades de Saúde da Família ou equivalente;
  • Todos os agendamentos para viagens TFD e serviços de atenção especializada são agendadas através da Central de Marcação e Agendamento de Consultas, Exames e transporte de Saúde;
  • Apresentar receita de medicamentos dentro do prazo de validade;
  • Apresentar encaminhamento médico para a especialidade ou pedido de exames médicos emitido por médico cadastrado em atendimentos do SUS.

 

III - principais etapas para processamento do serviço;

  • O primeiro ponto conhecido é que a Secretaria de Saúde de Paraisópolis não trabalha com serviços de urgência, apenas eletivo. Para o SUS, todo e qualquer atendimento de urgência deve ser realizado através de entrada no pronto atendimento municipal que fará o atendimento e conduta do paciente. Todos os pedidos que entram para agendamento na Central de Marcação serão agendados mediante disponibilidade do prestador de serviços;
  • Para agendamento de consultas com enfermagem, médico clínico geral, pediatra ou ginecologista/ obstetra, o usuário deverá comparecer a Unidades Básica de Saúde, Posto de Saúde ou Policlínica munido de documentos e solicitar o agendamento diretamente para a recepcionista que, de acordo com a agenda da Unidade irá programar a consulta. Toda Unidade de Saúde tem liberdade de programar o seu dia de agendamento, tendo em vista os problemas da população assistida. Sendo assim, para saber qual o dia e modo de agendamento, ligue em sua Unidade de Saúde e tire as informações necessárias;
  • Para ter direito a distribuição dos medicamentos básicos, o usuário deverá procurar a Farmácia Privativa Municipal, localizada à Rua São José, 06 – Centro, ao lado do Fórum, com a receita válida em mãos, munido dos documentos RG, CPS, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Será analisado pelos funcionários quais medicamentos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, e os que tiverem disponíveis serão entregues;
  • Para ter informações sobre medicamentos do componente especializado, o usuário deverá procurar a Farmácia Privativa Municipal, localizada à Rua São José, 06 – Centro, ao lado do Fórum, com a receita válida em mãos, munido dos documentos RG, CPS, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Será analisado pelo Farmacêutico Responsável se o medicamento faz parte da listagem de medicamentos excepcionais do Governo do Estado de Minas Gerais e em caso positivo será fornecido todos os formulários para preenchimento do médico responsável e após devolvido na Farmácia, será encaminhado para a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre;
  • Para agendamento de consultas com médicos especialistas e agendamento e liberação de exames especializados, o usuário deverá procurar a Central de Marcação munido do pedido médico e dos documentos, onde o pedido será colocado em fila de espera, respeitando a ordem cronológica de entrada dos pedidos e mediante vagas, o responsável da Central agendará e comunicará o usuário;
  • Para liberação de exames laboratoriais, toda Unidade conta com uma cota pré-determinada, baseada nas pactuações do SUS, onde o usuário deverá comparecer a sua Unidade de Saúde de referência que, mediante controle próprio, se houver vagas, disponibilizará uma folha de controle de vagas para que o paciente compareça a Central de Marcação para liberação dos exames que houverem disponibilidade nos contratos.
  • Para agendamento de transporte de Saúde, procurar a Central de Marcação pessoalmente ou via Telefone (35) 3651-3719;
  • Para ser imunizado, procurar a Unidade de Saúde de referência;
  • Mediante a apresentação acima informada, a Administração da Saúde irá avaliar o número de vagas disponíveis e realizará o agendamento, informando o usuário através do telefone que o mesmo deixou como contato, e o mesmo deverá confirmar seu comparecimento;
  • O não comparecimento na data agendada anula o pedido cadastrado, indo o mesmo para arquivo, e ficando o mesmo para controle em possíveis auditorias.

 

IV – Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço;

  • Não existe um prazo máximo definido para a prestação de serviço, tendo em vista que o número de serviços é grande e enquanto alguns possuem um número considerável de vagas, outros possuem um limite muito pequeno que acaba por acumular pacientes, e estes geralmente são metas controladas e custeadas pelo Estado de Minas e Ministério da Saúde.

 

VI - Prioridades de atendimento;

  • É aplicado o princípio da equidade quando este é comunicado pelo médico, levando em consideração o contato do profissional médico com os responsáveis pelo agendamento.
  • Nas situações normais, como trabalhamos com atendimentos eletivos, as marcações obedecem a ordem cronológica de entrada do pedido de exames na Central de Marcação.

 

VII - previsão de tempo de espera para atendimento;

  • O tempo de espera é variado, tendo em vista que a gama de serviços ofertados para o cidadão é grande, em caso de atendimentos simples o mesmo pode ser realizado no mesmo dia ou num prazo de uma semana, já em procedimentos mais complexos como cirurgias, a liberação depende da agenda médica e disponibilidade de recursos financeiros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que é responsável pela média e alta complexidade.

 

VIII - mecanismos de comunicação com os usuários;

  • São utilizados as páginas oficiais, telefones e rede social das Unidades de Saúde, e em área coberta pelo ESF, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Página Oficial: www.paraisopolis.mg.gov.br

Redes Sociais: www.facebook.com/prefeituradeparaisopolis

                          @prefeituradeparaisopolis (Instagram)

Telefones: Administração da Saúde:  

  • Fixo: (35) 3651-1597/ 3081
  • Celular: (35) 99883-9240

Central de Marcação:

  • Fixo: (35) 3651-3719/ 2047/ 1660
  • Celular: (35) 99831-1086

Estratégia Saúde da Família Martins (PSF - Rural):

  • Fixo: (35) 3651-1849
  • Celular (35) 99955-0874

Estratégia Saúde da Família Paraiso (PSF da rua Pouso Alegre):

  • Fixo: (35) 3651-2205
  • Celular: (35) 99876-8501

Estratégia Saúde da Família Paraiso II (PSF do Campo de futebol):

  • Fixo: (35) 3651-3902
  • Celular (35) 98401-1554

Estratégia Saúde da Família Paraiso III (PSF do Residencial Paraiso):

  • Fixo: (35) 3651-3384
  • Celular (35) 98428-9804

Estratégia Saúde da Família Paraiso IV (Alto da Gloria):

  • Fixo: (35) 3651-3903
  • Celular: (35) 98401-5794

Policlínica Municipal:

  • Fixo (35) 3651-4060
  • Celular (35) 98401-7298

Posto de Saúde Distrito dos Costas:

  • Fixo: (35) 3651-7016
  • Celular: (35) 99870-4656

Vigilância em Saúde:

  • Fixo: (35) 3651-1831/ 2498
  • Celular (35) 99883-9240

Farmácia Privativa:

  • Fixo: (35) 3651-1830

Serviço de Saúde Mental:

  • Fixo: (35) 3651-3182
  • Celular (35) 98428-4043

Garagem da Saúde:

  • Fixo: (35) 3651-2205
  • Celular (35) 98418-4621

Almoxarifado da Saúde:

  • Fixo: (35) 3651-4331

Ambulatório Covid:

  • Celular: (35) 99988-655

 

IX - Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários; e 

  • A Secretaria de Saúde possui instituída uma Ouvidoria Municipal, que pode ser acessada presencialmente na sede da administração da Secretaria ou pelo telefone (35) 3651-3081 (Silvana);
  • Há também o canal do OuvidorSUS, diretamente no site saúde.gov.br ou pelo telefone 136;
  • E ainda uma ouvidoria municipal disponível no site paraisopolis.mg.gov.br

 

X - Mecanismos de consulta (telefone, celular ou E-mail), por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.

  • O andamento dos serviços de agendamento e todo processo pode ser feito diretamente na Unidade de Saúde na qual é cadastrado, presencial ou via telefone nos casos de atendimento básico;

Nos casos de atendimento especializado o acompanhamento pode ser feito presencialmente na Central de Agendamento ou pelo telefone (35) 3651-3719.

Endereço e informações para contato

Rua, Marechal Deodoro, 363 - Centro
Paraisópolis - MG
CEP: 37.660-000

Telefone: (35) 3651-3081 / (35) 3651-1597

Horário de Atendimento: 7h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

Responsáveis

 Nome Cargo
 Josy Maria Cabral Ribeiro Diretora de departamento